Friday, May 25, 2007

O lugar importa pra você?


Muitos dizem que o destino nao está escrito, e que cada passo que damos nos leva a caminhos imprevistos. Porém, nessas frases que parecem tiradas de best sellers de auto-ajuda não está toda a verdade. O mais certo é que enquanto vemos nosso caminho como o objetivo que desejamos alcançar e nao como se estivessemos somente caminhanto, nos esquecemos de apreciar a incrível beleza do mundo que nos rodeia.

Sim, o ritmo do transito urbano nos dá a desculpa perfeita para chegar tarde ou para a interminavel fila de espera por ingrssos do cinema que nos permite fazer novos amigos, fazem parte da "beleza da vida" ainda que poucos saibam aprecia-la.

Porém, o que aconteceira se de repente essa "beleza" desaparecesse e nos encontrássemos nesse mundo paradisiaco que é o sonho de todo cidadao que respira SMOG e esta acostumado com a buzina dos carros como se fossem as trilhas sonoras de sua vida? E se morássemos em um povoado que nao tem a menor proximidade com o mundo de concreto?

Valeria a pena? Sentíriamos falta do celular tocando incessantemente, ou cafés repletos de pessoas esperando por uma mesa? E os habitantes? O que encontraríamos?

A vida, a mesma vida com um cenário diferente, isso é o que encontraríamos. Cada pessoa desse longínquo paraiso teria uma trama a desentranhar: de amor, de despeito, de loucura, de abandono, de silêncio, de alegia, de fidelidade, de pura e significativa vida. A mesma que encontramos em toda parte.

Com certeza não teríamos pontos de onibus em cada rua, se é que as ruas existem. Nos livraríamos do vicio de nos informar até pelos outdoors nas estradas e se acabariam os desejos de comprar o que vemos nos comercias na televisao. Isso é bom. Também nos esqueceríamos que existem centros comerciais abertos as 24horas, que nos esperam para fazer com que nos sintamos em casa, e bilheterias de cinema com longas filas de pessoas que esperam para assistir à ultima estréia.

O cenário seria totalmente diferente, sem duvida nenhuma, mas as pessoas se sentiriam da mesma forma. Então, nossos olhos descobririam, talvez de uma modo tambem diferente, a "beleza da vida". A mesma que nos espera em todos os caminhos que escolhemos, a mesma que poderíamos descobrir na abarrotada estação de metrô ou na unica praça da cidade.

Por isso, e somente por isso, seria bom atrever-se a caminhar por atalhos imprevistos, mesmo quando acreditamos que o destino está escrito... o importante sempre é desfrutar da vida como se fossa a Via Apia de Roma, a Quinta Avenida de Nova York, a avenida 9 de julho em Buenos Aires ou a solitária rua principal de um distante povoado.

I have no idea where I got that from... but it just seemed sooo perfect!